quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Garota decora a Bíblia por temer que o livro seja retirado dela


Garota decora a Bíblia por temer que o livro seja retirado delaGarota decora a Bíblia por temer que o livro seja retirado dela

Em relato para a Junta de Missões Mundiais o missionário Lian Godoi contou que conheceu uma garota de 12 anos que está decorando a Bíblia com medo de que o livro seja retirado dela.
Ele está em um país asiático treinando 20 missionários para levar as Boas Novas para os povos que ainda não foram alcançados pela mensagem de Jesus.
Godoi conheceu a garota enquanto conversava com líderes cristãos e notou que ele estava decorando as passagens. Curioso com a atitude ele questionou o motivo daquele esforço e ela relatou que temia perder o livro.
O cristianismo naquele país sofre repressão e a apreensão de Bíblias pode de fato acontecer. “Preparar missionários locais para serem enviados a regiões remotas e não alcançadas são o nosso maior alvo, mas encontrar pelo caminho pessoas com a atitude dessa menina é um presente de Deus”, disse ele.
Na região onde o missionário se encontra há cerca de 180 povos que nunca ouviram falar sobre Jesus. Sua ida ao país é justamente preparar os mensageiros dessa boa nova. Vinte pessoas estão sendo treinadas e em breve a JMM estará enviando outros missionários para trabalhar em conjunto, levando a Palavra de Deus.
Um missionário da JMM está no país asiático treinando missionários para evangelizar cerca de 180 povos da região que nunca ouviram falar sobre Jesus.
vamos fazer o Mesmo. Paz :)
Fonte :http://www.gospelprime.com.br/

Juventude Atual: a Ausência de Disciplina e do Sentimento de Vergonha


Infelizmente, nos tempos atuais, o que tem predominado é a cultura da violência e, por esse motivo, a cada dia que passa, torna-se mais banalizada. Os indivíduos pertencentes a gerações anteriores, que foram criados e educados de acordo com certos valores e virtudes, constatam, perplexos, que tais ensinamentos não mais fazem parte da formação de crianças e jovens e o que mais tem sido valorizado é o materialismo, em detrimento da liberdade pessoal e do respeito às especificidades pessoais. Presenciam o aumento acintoso da falta de respeito aos pais, professores, idosos e até mesmo com relação a toda e qualquer pessoa que não faça parte de sua turma ou gang. Todos os atos que praticam, consideram como lícitos, desde que satisfaçam suas vontades pessoais, demonstrando também que desconhecem os princípios que fazem parte da tão desejada alteridade. E a pergunta que não quer calar frente a tudo que foi exposto é a seguinte: por que se permitiu que esses novos seres humanos se tornassem indivíduos tão egocêntricos e desprovidos de ética, tolerância e moralidade? Obviamente, não são eles os únicos culpados pelas deformações de caráter e distorções de personalidade apresentadas. Observa-se, nitidamente, que os adultos em geral, responsáveis que são pela formação das novas gerações que irão sucedê-los, estão encontrando sérias dificuldades em trabalhar com uma questão básica e essencial para a educação das crianças e jovens atuais, justamente porque deixaram de estabelecer limites para essas novas pessoas. E é esta ausência que vem desqualificando todo o processo educacional, uma vez que, onde não há limites, torna-se inválido, a priori, o princípio de liberdade. Como conseqüência, há a desobediência insolente que compromete também o processo relacional, já que não mais se percebe nenhuma manifestação de arrependimento quanto às desordens e desacatos cometidos. Assim, também não mais se presencia nenhum sentimento de vergonha, já que a indisciplina não está mais atrelada com a imoralidade. Dessa forma, a dimensão afetiva desses novos seres fica totalmente comprometida, o que é lastimável, até porque, para que possa haver um maior equilíbrio psicológico, todo indivíduo precisa ser norteado a respeito de sua conduta, porque ter vergonha é extremamente importante para que toda pessoa, através desse sentimento, possa vir a refletir sobre os atos que praticou.
Também porque esse mesmo indivíduo, ao ser visto com olhos que desaprovem o desacato cometido, muito provavelmente irá ponderar sobre a atitude tomada e inicie o processo de autocrítica, passando a analisar seu comportamento e sua própria personalidade. Faz parte do consenso geral a percepção do alto grau de futilidade que impregnou toda a sociedade atual e para que se consiga reverter tal processo é preciso começar pela avaliação dos pesos e dos valores que têm influenciado na imoralidade, que foi instalada dentro da própria família, identificando os meios que ela utiliza para direcionar a formação dos filhos tanto com relação à interioridade quanto ao preparo para o enfrentamento dessa empreitada chamada vida. Sabe-se que o que tem preponderado é o estímulo e a ênfase para que se atinja o sucesso e a fama a qualquer preço, desprezando valores básicos e essenciais para a formação de um verdadeiro ser humano e cidadão. Sendo esta a realidade, vergonha e moralidade passaram a não ter mais sentido algum para os novos sujeitos, já que o que importa é ter dinheiro e ser reconhecido, não importando de que forma os consigam. E é por isso que se diz que os jovens atuais são vazios e frios: não foram orientados a respeito da fragilidade humana e dos efeitos ilusórios e periódicos que determinada etapa da vida pode até lhes oferecer. Explica-se, pois, porque já não mais são capazes de se auto-sustentar quando a ilusão de si mesmos os abandonar e têm que se confrontar com sua real e verdadeira essência interior. E alguém sabe qual caminho que certamente irão tomar diante de tal impasse? Com certeza, o das drogas e da criminalidade!
Como diz em  Provérbios 22:6  

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."

Trata-se de uma análise de como os jovens atuais vêm se comportando com relação às suas 

famílias, escola, pessoas mais velhas e até mesmo com seus próprios companheiros de faixa 

etária.Portanto, este artigo busca alertar e demonstrar aos leitores o vazio que ficou na 

educação com a ausência, cada dia maior, de valores éticos e morais e Religiosos na 

formação de nossas crianças, adolescentes e dos que pertencem à faixa etária que 

costumamos denominar de juventude.

Pais e Jovens Vamos Mudar essa historia  :)






A bíblia nos conta um evento excepcional entre um jovem e nosso Senhor

"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?"
(Mateus 19:16)


Uma pergunta que certamente muitos de nós já fizemos ou pensamos em fazer a Ele. E com sua perfeita sabedoria Jesus responde.

"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades." (Mateus 19:17-22)


Ele era um jovem que já seguia uma religião e obedecia aos mandamentos de Deus. Mas percebemos, o quanto ele estava inseguro a respeito de sua salvação. Muitos de nós também nos encontramos nesta situação; freqüentamos uma igreja e vivemos acomodados dentro de nosso ministério, achamos que estamos agradando a Deus com nossa religiosidade e aparente santidade. Mas na verdade se você já chegou ao ponto de pensar assim, você está na verdade limitando o poder de Deus na sua vida.


A resposta de Jesus demonstrou o quanto o jovem ainda não conhecia o Deus a quem servia; a salvação não depende de nossa religiosidade, mas sim da prioridade que damos a Deus na nossa vida. O jovem então, foi embora triste com a resposta de Jesus; demonstrando que na verdade ele havia ido até Ele para satisfazer a si mesmo, não havia compreendido a religião verdadeira que Jesus dizia.


"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." 
(Tiago 1:27)


Será que já tivemos uma atitude assim, como a do jovem rico? Você não é rico como aquele jovem?Qual é o seu tesouro? O que você tem de mais precioso? 


Eu respondo: eu tenho JESUS, meu bem mais precioso. E você?


Então porque tantas vezes, viramos as costas e não dividimos Ele com os necessitados? Por que não temos ganhado nenhuma alma pra Ele? Por que arrotamos santidade, mas estamos tão contaminados com o mundo?


O Tempo é AGORA, o dia é HOJE... Converta- se a Cristo, sim nós mesmos que estamos a tanto tempo na igreja; mas nossas atitudes são as mesmas do mundo.


O Tempo é AGORA, o dia é HOJE... Em que Cristo anseia que você esteja pronto para desfrutar das bênçãos que Ele tem pra sua vida.


O Tempo é AGORA, o dia é HOJE...Em que Cristo pergunta: Onde estão os frutos? JESUS te ama, Ele te chama.





Que nosso Cristo, verdadeiramente fale com vocês. E vocês vivam a Boa, Perfeita e Agradável vontade do Pai.


Paz do Senhor  Leitores .:)


fonte: http://atitudedemudanca.blogspot.com.br/

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

HERÓIS DA ÚLTIMA GERAÇÃO

Por BRUNA THALITA SILVA





Durante o feriado de carnaval, eu fui para o acampamento da minha igreja. Este ano o nosso tema foi: HERÓIS DA ÚLTIMA GERAÇÃO! Deus falou muito comigo durante os quatro dias de acampamento e por isso achei que seria legal compartilhar com vocês.

Conhecemos vários nomes de homens que incendiaram o mundo através da Palavra de Deus, ouvimos o nome deles sendo falado como se fossem grandes heróis, e de fato são. Martinho Lutero, João Wesley, Hudson Taylor, Carlos Spurgeon, Dwight Lyman Moody e muitos outros, foram homens que de certa forma impactaram a sua geração, mudaram o rumo e abriram portas para o cristianismo. Esses homens foram Heróis de suas gerações.

Atualmente, conhecemos grandes homens e mulheres que tem sido usado por Deus para levar o Evangelho e mudar esta geração. Homens como Billy Graham, Benny Hinn, Renê Terra Nova, Márcio Valadão, Nelson Junior e vários outros se tornaram instrumentos nas mãos do Pai para levar a Palavra dEle para nossa geração e impactar o Brasil e o mundo.

Hoje, porém, não quero apenas falar de nomes que conhecemos ou de homens e mulheres que admiramos, mas quero te levar a uma reflexão: na nossa geração você será conhecido como um Herói de Fé, um instrumento nas mãos do Pai para mudar o mundo?

As pessoas que me conhecem sabem que tenho um sonho. O meu sonho é fazer uma GRANDE REVOLUÇÃO ATRAVÉS DOS PRINCÍPIOS DE DEUS! Todos os dias me pergunto: será que alguém com as minhas atitudes seria capaz de fazer uma revolução? E todos os dias procuro manter uma postura de alguém que fará uma grande REVOLUÇÃO!

Quais são as principais características, em sua opinião, que um Herói desta geração deveria ter? 
Acredito que os Heróis de todas as gerações tinham um coração totalmente rendido a Deus e aos Seus princípios, eram homens de oração, homens que não tinham medo de renunciar a vida por amor à Palavra. Entendo que os Heróis são apaixonados por aquilo que fazem, como se um fogo queimasse dentro deles e essa chama jamais fosse apagada. 

Para mim, os Heróis desta geração não possuem super poderes, eles possuem super joelhos que se dobram diante do Pai e um super coração que vive rendido ao chamado. Os Heróis desta geração possuem uma identidade que está em Jesus e o seu futuro está nas mãos dEle.

Algumas vezes fico pensando que não valorizamos o lugar onde moramos, não entendemos o privilégio que é morar no Brasil. Temos a Bíblia traduzida na nossa língua, temos acesso a varias versões e podemos estudar a Bíblia sem risco de morte nem condenação. Podemos falar o nome de Jesus a qualquer hora e podemos adorá-lo em qualquer lugar.

No Brasil corremos apenas um risco, de sermos criticados, excluídos, zombados. E sinceramente, acredito que o risco que corremos é pequeno demais perto do que Jesus viveu e perto do que os Heróis das gerações passadas viveram. Pense: se vivêssemos na época que Jesus viveu aqui na terra, ou se vivêssemos na época que esses homens viveram, será que seríamos capazes de mudarmos a história como Eles fizeram?

Será que não devíamos ter mais Heróis na nossa geração? Você vai ter medo até quando? Você tem medo de contar para as pessoas que você ESCOLHEU ESPERAR A VONTADE DE DEUS, porque você tem medo de ser zombado, você tem medo de falar para os seus amigos que você vai à igreja e que você crê em Jesus, porque tem medo das criticas. É por isso que a nossa geração está carente de Heróis, temos medo da opinião dos outros.

Os Heróis não tem medo do que os outros falam, eles sabem muito bem pelo que estão lutando. Os Heróis empenham  sua vida no chamado que o Pai lhes entregou, eles se entregam em oração, em jejum, em comunhão com Deus.

Eu decidi que quero ser um dos Heróis da minha geração. Eu escolhi viver o sonho de Deus para mim, eu vou ser instrumento de REVOLUÇÃO nesta geração. E você, está preparado para ser um Herói desta Geração? O fim está próximo... Somos nós os Heróis da Última Geração!

Que a chama da Palavra de Deus arda no seu coração formando em você um Herói desta Geração!

Deus os abençoe!

VAMOS MARCA ESSE MUNDO 


Bruna Thalita Silva
 Twiter: @bruna_thalita
 Face: Bruna Thalita

 Email: bru.thalita@gmail.com


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A LOUCURA DO PECADO


A LOUCURA DO PECADO


Existe uma razão para que o pecado seja uma loucura. Uma grande loucura. E a razão é o que está escrito na Bíblia em Jeremias 2: 13.

 “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água”.

Esse é o motivo de o pecado ser uma loucura inimaginável. Uma traição sem tamanho. Uma apunhalada pelas costas. Mas é preciso dizer também que essa loucura é a nossa realidade, não importa por onde olhemos.

Mas que loucura? Talvez alguém pergunte – não você que está lendo, é claro. E eu respondo – pensando como alguém não pode ver tal coisa, porque para mim a pergunta soa do mesmo jeito quando uma pessoa, em um dia ensolarado, pergunta onde está o sol:

A loucura é: que o pecado sempre é uma troca, uma péssima troca que fazemos. Trocamos a Deus – a fonte de água viva – e construimos as nossas cisternas – cisternas que não retêm águas. Será que você já consegue ver tal loucura?

Nós trocamos aquele que é eterno por coisas e pessoas temporárias – que são nada comparado com o Deus eterno.

E toda vez que realizamos essa troca, sentimo-nos um pouco mais tristes, um pouco mais vazios, um pouco mais desapontados e fracos, mas por que continuamos fazendo essa troca?

Trocamos a Deus – o glorioso, o onipresente, onisciente, onipotente, bondoso, justo, amoroso, misericordioso, recompensador, incomparável, infinito e a lista ainda é muito maior – por coisas temporárias, as quais as traças corroem e as quais os ladrões roubam. Elas duram por um tempo. Depois queremos uma outra coisa que os substitua. Um novo celular. Um novo carro. Um novo relógio. Uma nova roupa. E depois queremos de novo as mesmas coisas, porém mais novas, mais atuais, mais bonitas, mais dentro da modinha*. Ou trocamos a Deus – o Rei e Senhor de todo o Universo – por pessoas. Preferimos as piadas e as brincadeiras e as saídas com os amigos da faculdade à manter nossos valores firmes. Fazemos de tudo para entrar no grupo, mesmo que tenhamos que deixar a sanidade de andar nos caminhos de Deus e tomar para si a estrada da perdição.

E a triste verdade é que fazemos isso porque pensamos sinceramente que é isso que vai nos trazer felicidade. Vida. Alegria. Mas será que é?

Então vem a sentença, crua e profunda ( na lata ): ” e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm águas”. O que Deus quer nos dizer com essa sentença? Simples. Que o nosso coração nunca, nunca, nunca, nunca, nunca se satisfará com outra coisa ou outra pessoa que não seja Deus. As nossas trocas nunca trarão a alegria e a felicidade que Deus – a fonte de água viva – trará. Só ele pode saciar a sua sede. Somente Ele é capaz. Não existe qualquer outra possibilidade. Mas por que eu e você continuamos fazendo essa louca troca?

Mas Deus – a fonte de água viva – nos chama:

“Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.” Isaías 1:18.

Renda-se. Arrependa-se. Volte-se novamente para o Deus que é a fonte da nossa vida, a fonte da verdadeira felicidade e alegria. E deixe para sempre as suas cisternas de lado, porque elas não foram criadas para ser o que só Deus pode ser. Abra mão e feche-a novamente. Mas a feche segurando a mão do Senhor em total rendição e você verá como é muito melhor assim. Sempre é.

nota: *Não estou dizendo que ter ou buscar essas coisas seja algo errado, apenas estou afirmando que quando essas coisas tomam o nosso coração de tal forma que passamos por cima das prioridades que devemos ter como cristão e do nosso amor por Deus, sim isso é uma loucura
Creditos do Artigo :http://evangelhourbano.com/
Fuja do Pecado


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lidando com os Elogios


Fazer elogios sinceros é uma forma simples de se relacionar com as pessoas. Saber o que fazer com os elogios recebidos é mais importante do que recebê-los. 
Existe um paradigma no evangelho de que cristãos não podem elogiar o próximo, nem o próximo receber algum elogio de seus irmãos. Elogiar não é pecado, e  receber um elogio é algo saudável. Deus mesmo elogiou a Abel no gênesis, e elogiou também a Jesus no Rio Jordão. A Bíblia faz uma narrativa do primeiro registro de um elogio ocorrido ainda no gênesis. Lá no princípio das coisas. A História foi narrada assim:
Caim era filho mais velho de Adão, sua função era lavrar a terra, preparando-a para dar os frutos. Abel, por sua vez, sendo mais novo, cuidava do rebanho da família. Ambos tinham um trabalho digno e honroso, e viviam num mesmo território. Vida comum, rotina normal… Certo dia, porém, houve algo que mudaria para sempre a história de vida daqueles dois irmãos. Algo sairia da rotina para romper paradigmas da vida.
Às vezes estamos acomodados com as coisas e conformados demais com este século. Alguém pode dizer: É melhor deixar-me quieto! Gosto assim desse jeito! Mas, desde o princípio podemos ver Deus preocupado a levar os seus filhos às mais novas e diversas experiências espirituais com Ele. No reino espiritual não existe “tá bom assim mesmo”. Observamos que o SENHOR dirige a relação da sua criação a horizontes mais profundos com Ele. Deus requer mudanças para maximizar uma amizade sincera com Ele. Saber lidar com essas mudanças é o que pode fazer a diferença em sua vida.
Lá no gênesis, um dia, aquelas atividades que religiosamente desempenhavam Caim e Abel, foram interrompidas para uma apresentação especial. Cada um apresentaria a sua obra artística (adoração) a Deus, um ato de louvor ao seu Santo nome. Não havia concorrência, não era um festival de premiações. Era um tempo de culto ao Deus Criador. Naquele palco estavam presentes dois atores e um Expectador. Os atores tinham os seus talentos e o primeiro partiu para o seu primeiro ato: Caim preparou uma oferta do fruto da terra e apresentou ao SENHOR naquele palco. Agora era a vez de Abel fazer a sua apresentação. Ele preparou a melhor ovelha do rebando e a apresentou. Poderia ter se retirado, sem esperar elogios, contudo Abel foi além da tarefa, deu uma caprichada a mais que seu irmão, preparou com mais devoção o seu ato, e deu um tanto mais do melhor que havia de seu talento: a gordura daquela ovelha fez parte de sua obra, que representava uma honraria a mais ao Expectador. Afinal Aquele que o assistia não era apenas um simples homem na platéia. Era um expectador diferente. Um Rei. O SENHOR deles e Criador dos céus e da terra!
Quem melhor agradaria ao Rei? Abel. Por isso Deus o elogiou. A diferença daquele elogio mudou a história daquela família. As habilidades de Caim e Abel foram diferenciadas pela forma mais profunda de como se apresentou (adorou) Abel. Ele não se importou com a preguiça e nem com a mediocridade. Por isso foi elogiado.
Ainda vejo muitos cristãos com a crise do elogio. Nem sempre sabemos lidar com os elogios quando os recebemos. Mas isso faz bem para a alma. Representa forte reconhecimento por algum esforço. Isso não é ruim! Contudo, saber o que fazer com o elogio é mais importante do que recebê-lo.
Fazer elogios sinceros é uma forma simples de se relacionar com as pessoas. É bom para a saúde mental. Estreitam laços de ternura, amor e amizade. Não causa danos morais, nem espirituais. Poucos, porém costumam fazer elogios ao próximo dada à diversidade cultural de uma sociedade, natureza de um ambiente familiar ou mesmo mitos ou costumes de uma religião.
Saber receber elogios é uma atitude de respeito, nobreza e cortesia. Se, gentilmente recebidos não é PECAAADO, trata-se de uma questão de humildade. Ainda vejo alguns levitas com MEDO ou com vergonha de receber uma palavra de agradecimento ou elogio. Ora, é simples, seja cortês e agradeça-os. Receber um “muito bem” ou “parabéns” não é o mesmo que dividir a Glória de Deus com você. Isso é inconcebível e praticamente impossível. É um mito! Um “parabéns” sincero é representado por um ato de simplicidade do autor. Quem faz o elogio está querendo dizer: “como você é dedicado(a)”. Já um “muito obrigado” representa: “puxa, como o seu esforço me ajudou”. Isso não é dividir a glória de Deus, ao contrário do mito, é uma MULTIPLICAÇÃO da glória de Deus para a vida de outras pessoas. Se você estiver abençoando as vidas, continue abençoando e continue recebendo as bênçãos de Deus.
Também vejo muitos levitas levando a igreja à uma adoração tão profunda, tão intensa e saudável com as suas danças, ao um nível em que o Espírito Santo é atraído para aquele lugar de forma especial. Muitas curas e milagres acontecem. Mas, na hora de se alegrar com a igreja, com saltos, aplausos e gestos de júbilo ao SENHOR, viram de costas para os seus irmãos e começam a aplaudir para as paredes! Parece humildade, mas não é! Pode ser interpretado como uma atitude imatura e desrespeitosa. Não, gente! Sai dessa dessa religião! Vai lá no meio dos irmãos, pula mesmo, desce! Abraça o seu irmão, celebre, chore de alegria com seus pais e familiares. Comunhão. Comunhão e relacionamentos!
Já pensou se Abel tivesse virado as costas para o elogio de Deus! Deus não está naquelas lindas paredes ou cortinas. Ele habita NO MEIO dos louvores do seu povo! Gente, o altar é um lugar de privilégio e não de “constrangimentos”. Não se sintam seres inferiores, nem superiores. No reino de Deus, somos TODOS filhos e herdeiros com Cristo.
Mas, já vi também em nossas igrejas pessoas que não souberam lidar com isso. Depois que foram mimadas por “autoridades”, NUNCA mais voltaram a se relacionar com os os pobres e mortais. (tsc)!… Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, e inclusive, a alegria de tocar com duas personagens muito conhecidas do meio da música gospel no Brasil. Uma personagem se misturava com os músicos, conversando e tendo comunhão intensa, como fazem os cristãos de verdade. A outra personagem porém, não se aproximava, e, quando perto, era “proibido”, sequer, tocar em seu instrumento ou em suas vestes dada a “impureza” dos demais membros da equipe, etc. (amadureceu depois)! A diferença é ter a mente de Cristo. Jesus era conhecido por vários títulos como Messias, Deus Emanuel, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Entretanto, Ele se misturava com o povo com toda humildade, carisma e mansidão.
Muito bem! Voltando para o evento no Éden… Recebidos os elogios de Deus, o jovem Abel ficou feliz, é claro! Voltou a desempenhar a sua função no campo. Não tenho dúvidas de que a sua alma estava alegre e mais motivada para trabalhar e levar a vida normalmente! Mas, não foi em Abel que Deus concentrou esforços depois da apresentação (adoração). Foi em Caim que o Senhor empregou força no diálogo. A alma de Caim, aquele que não havia recebido o elogio, estava doente e, precisava de um conforto. A forma como Caim lidou com a falta de elogios foi o que também fez a diferença.
“… Irou-se, pois, sobremaneira, Caim e descaiu-lhe o semblante” (v 5b).
Essa é a parte mais importante da história! Preste bem atenção agora!! Poderia me concentrar na atitude fiel e humilde de Abel e também poderia me concentrar na atitude débil e invejosa de Caim ou mesmo na covardia de um crime bárbaro e cruel que fora cometido ali. Mas, não é ai que vamos meditar… Vamos nos concentrar lá na Platéia, no ùnico Expectador daquelas cenas. Aquele Rei, que assistia o evento, deixou a sua cadeira dali, foi até Caim e disse:
“Por que andas irado, e por que descaiu-lhe o semblante?(v.6)
Imaginem.. Deus poderia ter ido até Abel e contar-lhe mais coisas sobre como se agradou muito daquela obra e muito mais. Poderia continuar dialogando e elogiando o trabalho de Abel no campo, não é verdade? Mas, não! Aquele honrado expectador, levantou-se e, como maestro, educador, conselheiro, psicólogo e, principalmente PAI, vai até junto a Caim para AMOROSAMENTE Confortá-lo!
Vejamos, Deus não REJEITOU a Caim! O que ocorreu foi que Deus não se agradou de Caim e sua oferta. Porém, Ele o CONFORTOU e o ENSINOU! Deus estava dizendo a Caim que haveria novas oportunidades, e que seu concerto, sua música, sua arte, seu presente (oferta de adoração) poderia ser melhor. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” (v. 7a).
Perceba o carinho de Deus com o seu filho. Ele estava preocupado, queria dialogar, levantar a autoestima de Caim. Seus conselhos foram direcionados para uma nova visão da vida. A vida é dura, Caim! Por isso quero me relacionar melhor com você! Quero ajudá-lo com a minha Palavra. Não será só de pão que viverá o homem. Mas, do conhecimento e da obediência aos conselhos de Deus! (Mt. 4:4). Precisamos mais da Palavra de Deus a elogios por nosso trabalho.
Quando você se concentrar apenas em si mesmo, seus olhos ficarão cegos para a vida e os ouvidos surdos para Deus. O maus desejos os levarão a pecar. Foi o que aconteceu com Caim. Ele esqueceu-se do carinho de Deus. O Senhor, como um pai amoroso se revelou ao seu filho. Contudo, Caim rejeitou os conselhos de Deus e até planejou matar o irmão. Caim não estava concentrado em Deus, estava obcecado por um desejo terreno. Desejo de morte.
Caim fez as suas escolhas. Rejeitou a Deus, assim como aos seus conselhos. Ele poderia ter escolhido a visão de Deus. Poderia ter pensado: ora, o SENHOR está dizendo que eu posso! Que tenho nova chance! Que posso mudar para melhor! ELE É BOM!
Porém, Caim não olhava para o céu. Ao rebelar-se contra o próprio Deus, matar a seu irmão e ignorá-lo, (SEM ARREPENDIMENTO), provocou a ira do Altíssimo, que o confrontou e o expulsou de sua presença. Ao ser questionado por Deus sobre Abel, disse Caim na amargura de seu pecado:
“Não sei de meu irmão; seria eu por acaso o seu tutor?”
Às vezes nos comportamos como Caim. Esse pecado leva os irmãos a “matarem” os sonhos de outros irmãos. Parece não ser pecado, mas é. Tudo pode começar com um simples elogio. Muitos adoradores não aceitam ver a bem aventurança de seu irmão mais novo. Essa síndrome, associada a Caim, deverá cair por terra quando a VERDADE for revelada a cada um.
O Senhor NUNCA tem culpa!
FILHOS,
Concluo assim: que, mais importante que o elogio de Deus a Abel foi o amor com o qual Ele se revelou a Caim. Assim, Deus NUNCA tem culpa! Se você é irmão mais novo em casa, talvez seja o que ainda recebe os mimos de seus pais. Isso dá-se por causa da graça da idade, faça a sua parte e recompense-os com o seu melhor para eles. O mais importante é o amor. Se você é o irmão mais velho, lembre-se de que você também já recebeu muitos mimos quando tinha uma idade menor. Caminhando em unidade ambos obterão maior bem aventurança ainda. Se na igreja, esse espírito de Caim permanece, arranque-o de si; corrija-o e junte suas forças ao próximo para que o reino de Deus seja multiplicado com saúde!
amigos
Lembrem-se: o mais importante não é o elogio. O mais importante é o amor!
PAIS,
E, Se alguma coisa ainda os faz pecar a ambos, lancem-na fora! POR INVEJA ABEL MORREU, POR ORGULHO CAIM TORNOU-SE MALDIÇÃO, E, DE TABELA, ADÃO E EVA PERDERAM DOIS FILHOS.
… Uma atitude por mudar tudo:
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus , em Cristo, vos perdoou” (Ef. 4:32).
Amém?
Até uma próxima!
http://www.gospelprime.com.br/