terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um alerta aos jovens


Um alerta aos jovens

Tenho me assustado com o rumo que a nossa juventude vem tomando nesses dias. A própria sociedade deturpada vem acrescentando deméritos para que isso aconteça. Por isso, não é de hoje que tenho visto uma juventude “Rebelde”, que prefere a “Malhação” diária em detrimento do crescimento intelectual e profissional. Pensando ser o corpo físico responsável por uma “Fina Estampa”. Acabam escolhendo o que é efêmero quando deveriam priorizar o que realmente é duradouro. O que realmente é importante. Afinal, o que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36)

Diante da efemeridade de nossa juventude, a sociedade como um todo está fadada a miserabilidade espiritual, cultural, intelectual, etc. O amor cedeu lugar a paixão. O namoro deu lugar ao momento do ficar. Os nossos jovens preferem por dar “Aquele Beijo” naqueles(as) que acabaram de conhecer. Em algumas vezes não sabem nem o nome um do outro, mas já juram “Amor Eterno Amor” naquilo que não passa de uma simples paixão.
Em virtude disso, tenho me deparado com muitos jovens que ficaram com seus “Corações Feridos”. Jovens esses que colocaram como centro em suas vidas o “Amor e Sexo”, na verdade muito mais sexo e sem amor. A saber, desde que o sexo se tornou fácil e banalizado, ficou difícil encontrar o amor. E por causa desta busca desenfreada de muitos, acabaram por colocar suas “Vidas em jogo”. Desperdiçando o melhor de suas vidas.

Por isso, não eu, mas a Bíblia aconselha: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Ec 12.1). Assim, aprendam a remir bem o tempo, pois os dias são maus (Ef 5.16).

Sabendo dessa fragilidade, a mídia, principalmente televisiva, tem sido bastante incisiva em seus programas, procurando sorrateiramente – às vezes descaradamente – agir de maneira veemente a vida de muitos. Procurando mudar valores. Por isso pais, ensina o caminho que deves andar e quando chegar à velhice não venham se desviar deles. (Pv 26.6)

Nos laços do calvário,

Anderson Ribeiro

domingo, 28 de outubro de 2012

QUAL É A SUA OCUPAÇÃO


 Jn 1.8 " Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?"

O texto básico refere-se a Jonas que para fugir da chamada divina de ir a Nínive para transmitir a mensagem de arrependimento tomou um navio para Társis e, enquanto dormia, sobreveio uma tempestade e o pavor foi tanto que todos os que estavam no navio começaram a clamar cada um ao seu deus. O mestre do navio acordou-o e exortou-o a que buscasse o seu Deus. Ao lançar sorte descobriram que tudo aquilo estava ocorrendo por causa de Jonas. Dentre as várias perguntas feitas a Jonas uma era contundente: “Que ocupação é a tua?”.

1. O recebimento de uma ocupação

Jonas recebeu do Senhor uma chamada para a ocupação do “cargo” de Profeta. Seu ministério começa mais ou menos após o ministério de Eliseu.
E seu chamado seria para ser o porta-voz do Senhor.
Assim como Jonas, muitos receberam e continuam recebendo o chamado do Senhor para se ocuparem em sua obra.

·         Samuel teve o chamado para sua ocupação ainda cedo, ainda quando criança.
·         Neemias recebeu o chamado para ocupar um posto muito importante, o posto de construtor de muralhas. Não titubeou quando o Senhor colocou em seu coração o desejo de reconstruir os muros de Jerusalém.
Quantos de nós temos recebido o chamado do Senhor para nos ocupar em sua obra, quantos receberam chamados de Pastores, Missionários, Profetas... e quantos receberam também o chamado para porteiros, zeladores, cantores, tocadores, professores, etc.
Quando nascemos o Senhor já sabe qual deverá ser a nossa ocupação, “Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.” ( Isaías 49:1 )
Porém ocupá-la só depende de nós.

2. A negligência do exercício de ocupação

No texto em questão que acabamos de ler, encontramos um Jonas dormindo em meio a uma terrível tempestade. Vemos um Jonas ser acuado pelos marinheiros e indagado porque sobreveio terrível mal sobre todos naquele momento.
Jonas não precisava passar por aquilo, ele não precisava ser tão humilhado. Aquela situação poderia ter sido evitada SE ELE TIVESSE PERMANECIDO PARA O QUE FOI CHAMADO E não negligenciasse sua ocupação.
Hoje muitos estão negligenciando sua ocupação, muitos até nem sabe o que estão fazendo na igreja, ou acabaram de ser despertado do sono, ou caíram de paraquedas dentro delas.
Temos negligenciado o chamado a ocupação na obra de Deus.

Pois eu quero te dizer que para estes que assim como Jonas se esqueceram, ou ignoraram, não dando importância para o seu maravilhoso chamado, Deus tem reservado um peixe para nos engolir.
De repente Deus te levantou para ajudar a igreja com seu Dizimo, daí então você começa a achar que o dizimo está sendo mal administrado, e por conta própria ( assim como Jonas ) resolve que não dará mais o dizimo. Dai vêm os problemas financeiros, vêm os apertos: O carro que nunca deu problema começa a falhar, o encanamento novo da casa que foi trocado não tem 15 anos, agora começa a vazar, a escola das crianças tem um reajuste, aquela restituição do imposto de renda que sairia no primeiro lote, ainda não saiu... O que  isso? Você pergunta. Eu te digo: É o peixe que Deus mandou.
O jovem resolve por conta própria que Deus está demorando demais com a BENÇÃO dele e decide sair pra procurar pelo mundão afora. Daí começa se envolver demais, e vem o sexo fora do casamento, ilicitudes, vem o conhecimento e o envolvimento com as drogas, dependência química, amizades que de tão coloridas começam a borrar, a garota fica grávida. O que  isso? Você pergunta. Eu te digo: É o peixe que Deus mandou.
3. O reencontro com a devida ocupação
a) Pelo reconhecimento de ter uma obrigação: Jonas reconheceu que a tempestade era por sua culpa, devido à negligência para com a ocupação que devia assumir. 

b) Pelo arrependimento e confissão: Jonas sentiu grande angústia por causa da negligência, confessou a Deus no ventre do peixe.

c) Pela disposição em cumprir a missão: Falando-lhe Deus, pela segunda vez, prontamente obedeceu e foi cumprir sua missão.

Conclusão:

Procure manter-se ocupado nas coisas que agrada a Deus. Tudo quanto fizer deve glorificar a Deus. Tudo o que fizer para Deus, Ele te recompensará.
Cada um fique na vocação em que foi chamado. ( 1 Coríntios 7:20 )



Deus abençoe sua vida!
Ev. Sâmio Rodrigo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Evangelismo no ciberespaço






O tema foi tratado no II Simpósio Universitário, promovido pelo Instituto Adventista Paranaense, com a temática "O Cristão e as mídias sociais".Evangelismo no ciberespaçoEvangelismo no ciberespaço


Embora para algumas pessoas as redes sociais ainda sejam sinônimo de entretenimento e perda de tempo, para outras esse universo oferece a grande oportunidade (talvez a única) de se relacionar com o influente e numeroso grupo dos chamados nativos digitais. Empresas, governos, ONGs, e outros setores da sociedade, já perceberam que conversar com esse público é questão de sobrevivência.
No Brasil, não há como ignorar que boa parte da população é fã desses espaços. Aliás, segundo dados divulgados pelo site de marketing social “SocialBakers” no primeiro semestre deste ano, o Brasil já é o terceiro maior país em número de usuários no Facebook. Temos 44,6 milhões de usuários, perdendo para os Estados Unidos, em primeiro lugar com 156,8 milhões de membros, e a Índia, na segunda posição, com 45,7 milhões.
Nessa nova configuração social, marcada pela influência da internet no cotidiano da população, plataformas como Facebook, Twitter, YouTube, entre outras, cada vez mais são percebidas também como uma oportunidade de compartilhar esperança e fé numa velocidade e abrangência sem precedentes.
Exemplos recentes mostram que esse cenário atrai cada vez mais os olhares do mundo religioso. Nesse contexto, surgem, inclusive, espaços personalizados, como o que foi lançado nos Estados Unidos no início de outubro de 2012. A rede social FaithVillage.com promete ser o “Facebook dos evangélicos” e, conforme divulgaram seus criadores, vai abrir espaço para indivíduos, igrejas e organizações criarem seu próprio ambiente, onde poderão postar fotos, vídeos e áudios, criar blogs e divulgar artigos, além de compartilhar informações e arquivos.
Evangelizando no ciberespaço
O chamado ciberespaço tem sido um campo de trabalho missionário para o pastor Diego Barreto desde 2005. Há três anos a iniciativa ganhou ainda mais corpo com a criação do site www.confissoespastorais.com.br e também do BibleCast, um podcast com mensagens e reflexões bíblicas.
Atento às oportunidades de evangelismo oferecidas pela internet, um levantamento feito por ele recentemente através do Google AdWords (aplicativo que permite verificar o que as pessoas estão colocando no site de buscas) mostrou que em apenas um mês 6.600 pessoas procuraram pela expressão “busca pela verdade” no Google somente no Brasil. Para muitos desses usuários da rede, a internet tem funcionado como uma espécie de oráculo digital, inclusive para assuntos de religião. “Outro dado impressionante pra mim foi as pessoas perguntarem para o Google quem é ou foi Jesus. Foram cinco milhões e 49 mil buscas nos últimos trinta dias no Brasil”, destaca.
Diego Barreto foi um dos palestrantes do II Simpósio Universitário, promovido pelo IAP (Instituto Adventista Paranaense), com a temática “O Cristão e as mídias sociais”.
O professor do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), campus Engenheiro Coelho, e consultor de mídias sociais, Bruno Mastrocolla, também foi um dos especialistas convidados para discutir o assunto. Um dos tópicos abordados por ele foi o que chamou de “era da vitrine”. “Nessa nova configuração social, não basta parecer, você tem que ser”, afirma. Isso traz importantes implicações para o evangelismo no meio digital, pois é preciso viver o que se prega.
Conforme acredita o pastor Diego Barreto, por mais que a internet, muitas vezes, camufle quem, de fato, o indivíduo é, ela também favorece, por outro lado, a transparência e a autenticidade. De acordo com ele, mesmo na web não há como ocultar uma fé que não é genuína. “E muitas pessoas acabam rejeitando o cristianismo por verem hiprocrisia nos professos seguidores de Cristo”, lamenta.
“Evangelismo viral”
Por mais que novas ferramentas sejam incorporadas a cada dia na pregação do evangelho, as inovações tecnológicas não devem levar a uma descaracterização da mensagem, segundo aponta o pastor. “Não podemos deixar de falar de uma forma inovadora, mas sem perder a nossa identidade”, reforça.
Quanto ao método, independente da ferramenta, o princípio deve ser o mesmo usado por Cristo há mais de dois mil anos, conforme acredita Barreto. “Mesmo quando falamos em ‘evangelismo viral’ a ideia nada mais é do que o processo de discipulado com um nome moderno. É o mesmo princípio de Cristo, de se misturar com as pessoas, ter simpatia por elas, atender as suas necessidades, conquistar a confiança, para depois dizer: segue-me”, completa.
“Internet, na verdade, é meio. Ela está dando acesso às pessoas como nunca foi dado antes. E se você tem acesso às pessoas você tem a matéria prima do evangelho”, conclui.
Demetrius Franco Lima, estudante do segundo ano de Administração do IAP, foi um dos participantes do fórum que trouxe também abordagens do doutor em Comunicação Social, Martin Kuhn, sobre a “Sociedade do Espetáculo”, e do escritor Douglas Reis. Ele saiu decidido a exercer mais influência principalmente nas redes sociais, já que, segundo relatórios recentes do Instituto ComScore, 90,8% dos brasileiros que acessam a internet frequentam redes sociais. ”Depois do simpósio vou aceitar mais gente na minha rede, marcar as pessoas nas mensagens sobre Deus e influenciar meus amigos a fazer o mesmo”, promete.
“O simpósio me encorajou a realizar o evangelismo nas redes sociais. Deu para perceber que as pessoas querem ouvir a verdade que eu conheço, mas na linguagem delas, lá mesmo no Facebook”, acrescenta a estudante Elaine Bohry Neves.
*por Márcio Tonetti
por Gospel Prime

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Espetáculo: O Brasil é Todo Índio‏


ESPETÁCULO
O BRASIL É TODO ÍNDIO”, VOLTA AO PALCO EM GRANDE ESTILO

O Palco do Teatro Fernanda Montenegro recebe novamente o espetáculo Brasil é todo índio. A reapresentação traz algumas novidades, os atores não mediram esforços para atender os pedidos de quem não viu a beleza dos cantos, contos da cultura indígena. Sua poesia, seus costumes, cores e tradições com uma pitadinha de humor, vale a pena conferir.
Segundo o Diretor Nival Correia, o espetáculo estimula a reflexão e a crítica sobre temáticas literárias, sociais, históricas, filosóficas e culturais, por meio das expressões artísticas, dentre elas a música, a dança, a poesia e a coreografia. A assistente de Direção a atriz Iva de Oliveira que faz uma participação especial, diz que foi gratificante fazer parte de um projeto como este, “O espetáculo é uma oportunidade de reviver a força da cultura indígena”. O figurino e o cenário foi uma concepção da artista Luara Aquino , a Produção Musical encanta pelo profissionalismo e afinação dos músicos J. Bulhões, Cleijanio Ribeiro, Murilo Fernando e Ailton Yabeta.
A peça é fruto da conclusão das oficinas de teatro e música do Ponto de Cultura Idéia Cultural. O Projeto é financiado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural, da Prefeitura Municipal de Palmas.
A reapresentação acontece nesta sexta dia 26, às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro. Os ingressos serão vendidos a preço promocional, meia para todos (R$ 10,00)


FICHA TÉCNICA:
Direção: Nival Correia e Iva de Oliveira
Produção: Sheyla Virgínio
Assistentes de Produção: Sávio Cavalcante e Ronie Duarte
Figurino e Cenário: Luara Aquino
Coreografia: Letícia Hills
Texto de Pero Vaz e Cabral: João Welson
Produção Musical: J. Bulhões
Arte e Fotografia: Dan Rocha

ELENCO:


Agnes Rocha, Bruna Fernandes, Flaviana Nascimento, Letícia Hills, Levi Salles, Regiane Salu, Ronie Duarte, Sávio Cavalcante, Sheyla Virgínio, Solange Goulart, William Medeiros e as crianças Yara Virgínio e Juan Davi e a participação especial de Iva de Oliveira.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Exposição na internet deixa usuários vulneráveis a golpes



Um homem capaz de adivinhar o nome dos seus amigos, parentes. De saber onde você passou as férias. Um vidente que revela seus segredos mais íntimos. Verdade ou farsa? Nesta reportagem você vai descobrir detalhes da sua vida é bem mais fácil do que você imagina. Que poder tem Gabriel, o vidente que desvenda todos os segredos? Comunicação com espíritos? Leitura da mente? Paranormalidade? 


Ele desvenda todos os segredos. A tenda do vidente foi montada em um shopping no Rio de Janeiro. Convidamos freqüentadores para testar os poderes dele. As pessoas entram um pouco desconfiadas, descrentes. 

Gabriel se concentra, diz que vai estabelecer uma conexão energética e começa a revelar segredos, nomes de pessoas queridas, datas importantes. Ele consegue saber onde a pessoa mora e até o número do telefone. O vidente revela os lugares por onde a pessoa andou recentemente e mesmo detalhes muito pessoais, como o apelido do marido. Ele sabe até o que mexe com cada um, o que toca fundo. 

Como ele sabe de tudo isso? Qual o segredo desse poder impressionante? 

Tudo que parecia segredo estava bem ao alcance de qualquer um, fácil de achar na rede mundial de computadores. A revelação surpreende. 

O vidente brasileiro foi inspirado em um vídeo que já tem mais de três milhões de acessos na internet e mostra como é fácil roubar dados pessoais. É uma campanha da federação do setor financeiro da Bélgica. 

É um truque fácil de ser feito. Bastou pegar o nome da pessoa na entrada. Assim que ela entrou na tenda, a equipe do especialista em crimes da internet Wanderson Castillho começou a procurar os dados em redes sociais ou mecanismos de busca. Usando um rádio, Wanderson passava as informações para o falso vidente, na verdade, um ator, que caprichou no papel. E muita gente acreditou que ele tinha poderes sobrenaturais. Até informações que a pessoa considerava confidenciais estavam disponíveis na rede. 

O vidente não tem poder sobrenatural nenhum. O teste foi para mostrar como é possível saber tudo sobre a vida de uma pessoa usando apenas a internet. Foi uma simulação, mas há inúmeras quadrilhas procurando vítimas no mundo virtual, usando informações dadas voluntariamente por milhões de pessoas e causando prejuízos milionários. 

Um estudo de uma empresa de segurança de internet mostrou que, somente em 2011, os crimes virtuais causaram um prejuízo de R$ 16 bilhões no Brasil e atingiram 28 milhões de pessoas, como Eloy Tuffi, empresário bem sucedido do ramo de informática. Ele é namorado da miss Campinas, de 21 anos. Talvez por inveja ou interesses financeiros, alguém criou um blog especializado em falar mal dele, inventar notícias falsas. Segundo o blog, Tuffi faliu várias empresas. 

O blog já criou constrangimentos e prejuízos. “Muitos futuros franqueados não fecharam contrato comigo justamente por causa dessas coisas que aparecem nas redes sociais”, conta ele. 

Eloy e outros empresários de São Paulo, com o mesmo problema, entraram na Justiça, mas não conseguem tirar as páginas do ar. O material com difamações está em um servidor nos Estados Unidos, que não tem obrigação legal de cumprir ordens da justiça brasileira. A polícia de São Paulo já sabe quem estava alimentando o blog. 

Os policiais descobriram que os sites e blogs com difamações eram atualizados em um computador em uma pequena lan house no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Para apanhar o responsável foi preciso paciência. Durante dez dias, eles ficaram de olho na loja e na internet. Até que o suspeito voltou ao local do crime. Ele digitou um texto no computador. Na hora em que tentou publicá-lo na internet, os policiais que estavam no local, receberam um alerta e o prenderam em flagrante. 

A polícia agora investiga quem contratou os serviços dele. Segundo investigadores, um blog com difamações pode custar até R$ 60 mil. 

“Difamação profissional. Existem pessoas hoje contratadas, inclusive por empresas, visando denegrir a imagem de concorrentes e não só de empresas, mas pessoas que querem se vingar. Pessoas que usam a própria internet e as suas ferramentas para pesquisar tudo aquilo que elas podem, todo tipo de informação da pessoa que eles querem difamar”, explica Renato Opice Blum. 

No mundo real, pouca gente teria coragem de enfrentar Ricardo Arona. Mas, protegidos pelo anonimato, criminosos da internet estão infernizando a vida do lutador. No mundo virtual, ele é mais uma vítima tentando se defender. 

Se no octógono, Arona se vira sozinho, na internet, pediu ajuda à polícia. É só entrar nas redes sociais e digitar Ricardo Arona. Aparece uma enorme lista, quase duzentos perfis. Nenhum feito por ele. Alguém se passa por Ricardo, marca apresentações e até fecha contratos. 

“Tive problemas com marcação de trabalhos, palestras que são tanto no Brasil como no exterior. Ele também se comunica e também marca trabalhos para mim no exterior, nos Estados Unidos, na Europa também”, conta o lutador. 

Eloy e Ricardo são pessoas públicas, o que facilita o trabalho das quadrilhas, mas há milhões de pessoas expondo a sua vida privada para quem quiser ver. 

Segundo a pesquisadora Paula Chimenti, a internet potencializa duas necessidades básicas do ser humano. “Você coloca um comentário, alguém já diz que isso é legal. Você já fica feliz com aquilo. A gente precisa pertencer a um grupo para se sentir seguro, para se sentir feliz. E a gente precisa, dentro desse grupo, ser reconhecido como alguém legal, importante, diferente, interessante”, avalia. 

E as informações divulgadas pelos próprios usuários ficam ao alcance dos mais temidos criminosos da internet, os hackers, capazes de roubar todas as informações de um computador. 

Em Brasília, a polícia prendeu, no mês passado, Douglas de Lima Santos, de 21 anos. Ele gastou mais de R$ 11 mil em um quarto de luxo e festas em um hotel. O cartão de crédito era falso, obtido com dados roubados da internet. A quadrilha dele desviou uma pequena fortuna. 

“Em torno de R$ 40 milhões. E foram gastos com festas, com viagens, com presentes, com frete de aviões”, diz Marco Antônio de Almeida. 

Vamos voltar à tenda do vidente. Quando Leonardo entrou na tenda, a equipe do Fantástico não poderia imaginar que ele teria a reação que teve. Foi só o ator que se passa por vidente revelar o nome da namorada para ele acreditar totalmente que estava diante de alguém com poder para normal. 

Os especialistas em internet descobriram que Leonardo gosta de cães e ele acabou revelando um sonho: abrir uma empresa para cuidar de animais. Quando a verdade foi revelada, foi um choque. 

O advogado Renato Opice Blum, especialista em crimes na internet, diz que as pessoas devem tomar cuidado para não se expor demais: “Tudo aquilo que puder causar um prejuízo para ela no futuro - uma fotografia numa situação mais sensível, um vídeo, um texto mais agressivo, algo que possa revelar um segredo - isso não deve ser divulgado”. 
Assista na Integra :http://tinyurl.com/8v7d4bb
Reportagem do Fantástico 

As diferenças no banho do homem e da mulher


Apesar dos pesares, esse projeto - que parece ter sido feito para afundar - dura que é uma beleza, e melhor: a sobrevivência da humanidade, que depende dessa química, resiste bravamente, apesar das desavenças, lágrimas e separações.
Eu vie esse Video no Site:
http://www.cristaoconfuso.com 
e Gostei muito  Espero que vcs Curtão Bastante Entretenimento 

Projeto de leitura da Bíblia fica entre os assuntos mais comentados do Twitter


Internautas comentam todos os dias sobre seus estudos diários do programa Reavidados por Sua Palavra

Membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia postam todas as manhãs seus comentários sobre a leitura bíblica diária, uma proposta chamada de “Reavivados por Sua Palavra”. Nessa segunda-feira (9) a hashtag #rpsp, criada para promover esses estudos, chegou a ser uma das palavras mais comentadas do Twitter .
Entre os tuiteiros que aderiram ao “tuitaço” podemos citar o jornalista Michelson Borges colunista doGospel Prime , ele posta todos os dias comentários diferentes sobre os textos que estão sendo estudados. “Quero que mundo saiba o quão bom é ler a Palavra de Deus todos os dias. Faz bem para mim e quero que faça para os outros”, comenta ele.
O pastor Jael Eneas também participa do Reavivados por Sua Palavra, postando em seu Twitter mensagens relacionados com esse estudo. “O Twitter interage e fortalece o senso de pertencer. Deus revelou verdades distintivas depois que os pioneiros foram à Bíblia. Creio nisto”.
O capítulo estudado nesta segunda foi Êxodo 34 e centenas de internautas comentaram no microblog sobre os aspectos desse texto que mais lhe chamaram a atenção. Entre eles o usuário @silva_ton que escreveu: “Ex 34 – Nossa vida e nosso testemunho precisam refletir que Cristo é o nosso Senhor e o Centro da nossa vida. Adoração e comunhão! #rpsp”.
Essa campanha virtual de estudo bíblico começou em 17 de abril e deve durar até 2015 quando todos os capítulos da Bíblia Sagrada terão sido estudados pelos membros da Igreja Adventista. Para saber mais sobre esse programa acesse o site www.reavivamentoereforma.com e busque no Twitter pela hashtag #rpsp para ver os comentários.

Reavivados por Sua Palavra




O projeto Reavivados por Sua Palavra (#rpsp) tem como objetivo principal e incentivar a leitura diária de um capítulo da Bíblia Sagrada. A iniciativa começou no dia 17 de abril de 2012 com a leitura de Gênesis e é coordenada pelos adventistas do sétimo dia, mas tem adesão de qualquer pessoa que aprecia a leitura desse que é considerado o livro mais importante para os cristãos.
A expectativa dos organizadores é que milhões de pessoas leiam, no ritmo sugerido, todos os 66 livros que compõem o cânon sagrado oficial da Bíblia até metade do ano de 2015.
Segundo as estatísticas, a Bíblia Sagrada ainda é o livro mais lido em todo o mundo com quase 4 bilhões de cópias. O conteúdo que hoje está à disposição da população em praticamente todos os países foi escrito originalmente em três idiomas principais que são hebraico, grego e aramaico por mais de 40 autores.
A Bíblia Sagrada contém biografias, crônicas, poesias, cartas, narrativas históricas e profecias. Já foram registradas publicações do texto bíblico em 2.539 diferentes línguas diferentes.
Como participar – Uma das maneiras de se envolver com o projeto Reavivados por Sua Palavra é ler diariamente o capítulo sugerido e fazer comentários pelo Facebook ou pelo twitter utilizando a hashtag #rpsp.
É a oportunidade de compartilhar experiências com um grupo de estudantes desse tão conhecido e importante livro.

Envolva-se! Acesse o aplicativo para Facebook e compartilhe com amigos!



JUVENTUDE E POLÍTICA


Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão, Se fecharem os poucos caminhos, mil trilhas nascerão”
Nos dias atuais tornou-se habitual questionarmos e desaprovarmos os nossos representantes legitimados pelo voto a eles conferidos – os políticos – nos momentos em que nos sentimos desrespeitados, desassistidos em nossas necessidades diversas, sejam na saúde, educação, segurança, saneamento básico, emprego, moradia e em outros variados serviços públicos que a federação, estados e municípios devem oferecer e que são direitos fundamentais dos cidadãos.
Em tempos eleitorais a palavra que mais se ouve e se pronuncia é CIDADANIA. Mas acontece que uma parcela considerada da população pensa que ser cidadão basta exercer o direito e DEVER de votar nos dias das eleições. Ocorre que nós patriotas desta nação conhecemos e sempre buscamos nos informar de nossos deveres enquanto cidadãos e o Estado está sempre nos deixando cientes de nossas obrigações. Entretanto são poucos os brasileiros que conhecem conscientemente os seus direitos e exigem que sejam repeitados e praticados. Na verdade a maioria conhece apenas o direito de cumprir com os seus deveres e não entendem que a Constituição Federal que nos impõe inúmeros deveres é a mesma Constituição que nos apresenta e declara os nossos direitos relacionados à saúde,educação, segurança, lazer, etc.
Portanto, precisamos compreender que ao votarmos e elegermos nossos governantes estamos delegando a eles – entregando a eles o poder, a autoridade para nos representar, nos defender, lutar em nosso nome pelos nossos direitos – e se em algum momento nossas escolhas foram errôneas e/ou equivocadas temos órgãos competentes para nos defender e exigir o cumprimento aos nossos direitos – o Ministério Público, o Judiciário.
Para concluir, meus irmãos e irmãs em Cristo – caros cidadãos e cidadãs – é preciso entendermos que a sociedade é quem faz os seus políticos e o contrário é inaceitável. Esperamos confiantes pelo dia em que a sociedade se unirá para exigirem que sejam cumpridos os seus direitos e perceberemos então que à escolha dos políticos será o menor detalhe a ser observado ao referir-se em cidadania, pois, independente de quais sejam os representantes do povo estes deverão cumprir as leis e respeitar aos cidadãos e caso contrário responderão civil e criminalmente por suas más gestões e representações. Entretanto, enquanto sonhamos e almejamos essa nova realidade, lutemos e unimo-nos para que nossas escolhas sejam as melhores possíveis em vista do bem comum de nossas cidades e nação. Sejamos realistas e esperançosos e com o nosso voto de confiança busquemos legitimar como nossos representantes pessoas idôneas e comprometidas com a vida e vida em plenitude.

Adenil Borges- Dedé
Grupo de Jovens Kairós de São João Evangelista/MG

Jovens da geração Z são fãs de novidades, mas não pesquisam antes de comprar

SÃO PAULO – Os jovens integrantes da geração Z são os que menos se preocupam em comprar com economia. Apesar de 33% deles terem uma remuneração média de R$ 820 por mês, eles não se preocupam com o próprio bolso.
Tanto é que são os que mais compram sem fazer um planejamento e, consequentemente, tendem a se arrepender depois de ter comprado. 
Os dados fazem parte do estudo "São Paulo em foco: gerações X, Y e Z", realizado pela Quest Inteligência de Mercado.
"Nascida sob os auspícios da estabilidade econômica, em um país com inflação de um dígito e governo democrático, a chamada geração Z é um fenômeno que encanta e surpreende pela sua enorme capacidade de assimilar as transformações tecnológicas em curso neste mundo 2.0", avalia o coordenador da pesquisa, Luis César Périssé.

Economia?

Para se ter uma ideia, na comparação com as gerações X e Y, a Z é a que menos se informa sobre produtos e serviços antes de adquiri-los.
Também é a que menos procura ofertas e que pede descontos. Mesmo quando adquirem algum item de valor, não comparam os preços para encontrar o mais baixo.
Por outro lado, a geração X é a que mais se preocupa em economizar quando realiza algum tipo de consumo. Já a geração Y se diferencia das demais por ser a que mais faz consultas à internet antes de comprar algum produto ou serviço.

Comportamento de consumo

A controversa geração Z é consumidora voraz de novidades que o mundo tecnológico tem a oferecer, mudando de atitude tão rápido quanto uma mensagem no Twitter.
Com o mundo 2.0 no DNA, é difícil imaginá-los vivendo da mesma forma que as gerações anteriores –sem telefone móvel, internet, mp3, câmera digital ou TV a cabo. Não é a toa que eles são os que mais procuram comprar as novidades tecnológicas.
Outra característica marcante dos integrantes da geração Z é que são os que mais compram produtos que os amigos têm, além de escolherem itens para se tornar diferente dos outros. Quer dizer, a opinião do grupo acaba interferindo em suas ações.
Na tabela abaixo é possível comparar outras cinco situações de consumo em que esse grupo se destaca frente aos demais:
CaracterísticasZYX
Compra roupas que estão na moda7.864.4
Tem vontade de experimentar um novo produto7.46.96.6
Dá preferência a produtos de marca75.95.3
Escolhe o que compra pelo visual moderno6.565.3
Compra produtos luxuosos4.83.72.8
Fonte: Quest Inteligência de Mercado
* Base: Gerações XYZ (média de escala de 1 a 10 )

Sobre a pesquisa

A pesquisa revela um Raio X das diferenças e similaridades existentes entre as três gerações: X (32 a 51 anos), Y (20 a 31 anos) e Z (12 a 19 anos). Para essa amostra foram feitas entrevistas com 600 pessoas na capital paulista, com idade entre 14 –que já não precisam de permissão dos pais para responder a pesquisas– até 51 anos.

sábado, 20 de outubro de 2012

Número de mulheres chefes de família dobra em 10 anos no Brasil


No ano 2000, 22,2% das famílias eram chefiadas por mulheres. No ultimo censo, em 2010, o índice se chegou a 37,3%.


 Números chamam a atenção no Brasil: em uma década, quase dobrou o número de famílias brasileiras chefiadas por mulheres. Os dados são do IBGE, que mostram que mulheres chefiam lares com homens em 46% das famílias. Nesse caso, o número mais que dobrou em dez anos.
Sonia começou trabalhando em casa em São Paulo. A clientela cresceu e há oito anos montou o salão - fonte de renda que garante a ela ser dona do próprio nariz. “Hoje eu tomo conta do meu dinheiro. Eu tenho como manter a minha vida, tenho como ajudar a minha família, as pessoas que eu gosto. Dar presente para quem eu quero”, diz.
Kátia é uma das seis funcionárias do salão. “Eu sou chefe de família. Toda decisão eu que tenho que tomar. Escola, passeio, alimentação, tudo sou eu que decido”, afirma.
Dados do IBGE mostram que o papel da mulher em casa é cada vez maior. No ano 2000, 22,2% das famílias eram chefiadas por mulheres. No ultimo censo, em 2010, o índice se chegou a 37,3%.
O chefe de família é responsável por decisões importantes, como mudar de casa, comprar um apartamento novo, trocar de carro, escolher a escola do filho. É ele quem estabelece as prioridades para o uso do dinheiro e, portanto, conduz o destino da família. Uma tarefa que vem sendo muito desempenhada por elas.
“Você é pai, você é mãe, eletricista, encanador. Você é educadora”, afirma a cabeleireira Valdirene Mota.
A reitora Suely Menezes mora em Belém, é reitora de uma faculdade, tem três filhos e cuida de tudo em casa. “Eu sempre trabalhei, estudei e tinha sempre atividades externas. Quando tinha cursos para ganhar dinheiro extra também, porque a vida era muito difícil. Era sempre uma ginástica permanente”, conta.
O aumento da responsabilidade das mulheres à frente da família é uma tendência que se intensificou na última década, mesmo quando o homem está presente.
“A principal motivação é a necessidade de complemento de renda familiar, então inicialmente a mulher vai ao mercado de trabalho, ocupa posições, e depois vai se tornando mais importante o rendimento dela dentro da família. E acaba se tornando chefe ou responsável, termo que o IBGE adota, responsável pelo domicílio”, explica Wagner Silveira, coordenador de divulgação do IBGE.
Metade das mulheres que chefiam lares tem baixa escolaridade, com ensino fundamental incompleto. Só 10% das chefes de família cursaram universidade.

Pais, filhos e drogas – O que fazer?


Pais, filhos e drogas – O que fazer?

Autor: Fernanda Rezende
O crescimento do número de jovens
 viciados em drogas tem preocupado muitos pais. Lidar com um filho adolescente já é um grande desafio quando o filho não é viciado em drogas. Quando a droga entra em jogo, a situação se torna muito tensa e delicada.
O diálogo aberto e constante com os filhos é essencial para orientar e alertar sobre o risco das drogas, mas os pais não devem esperar ouvir que o filho experimentou alguma droga para falar sobre o assunto.
É importante que os pais informem-se sobre os riscos de certas drogas e evitem falar disso com discursos dramáticos. Fale com seus filhos de maneira clara e objetiva. Ouça-os e esteja sempre aberto a perguntas, respondendo sempre com franqueza. Se não souber a resposta, assuma ao invés de tentar mostrar que sabe tudo. Os filhos ganham confiança nos pais quando esses são abertos e agem com honestidade.
Infelizmente, não há uma fórmula que os pais possam usar para prevenir que seus filhos se tornem viciados em drogas. Eles devem fazer a parte deles, dando afeto aos filhos desde o nascimento, sendo bons exemplos dentro de casa e mantendo um relacionamento saudável e aberto com os filhos, sempre orientando-os e se dispondo a ouví-los, mas não podem decidir por eles.
Quando os pais descobrem que o filho é um dependente, eles têm a tendência de tentar tomar as rédeas da situação e agir com suas próprias forças, muitas vezes com as emoções à flor da pele. Porém, os pais não devem tomar nenhuma atitude sem antes procurar um especialista no assunto e receber uma orientação adequada de como lidar com o filho. Como existe uma variedade grande de drogas com diferentes efeitos, algumas sendo legais e outras ilegais e algumas sendo socialmente mais aceitáveis do que outras, os pais de filhos dependentes recebem orientações diferentes de acordo com o tipo de droga em jogo. Existem várias instituições de ajuda a pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas; informe-se e não tenha vergonha de procurá-las.
Os pais de filhos viciados em drogas normalmente se sentem culpados pelas escolhas dos filhos, mas eles devem entender de que seus filhos são responsáveis pelas suas próprias decisões. Pode ser que eles (os pais) tenham errado na educação de seus filhos, afinal todos nós somos suscetíveis a errar, mas eles devem olhar de maneira madura para a situação, encarando os erros e procurando mudar ao invés de carregar uma culpa que não lhes pertence.
O caso de filhos viciados em drogas é muito delicado. Procure ajuda de quem entende do assunto e não entre em desespero. A restauração é possível.

Criança precisa de limites para o exagero na satisfação do que quer


 O Dia das Crianças é uma daquelas datas em que o comércio aproveita para vender. Os pequenos a esperam ansiosos. Junto do Natal e do aniversário, é quando oficialmente ganham presentes. Oficialmente, pois o que se tem visto é que a prática de presenteá-los tem se dado sem critério algum.
As pessoas têm comprado muito. Isso se deve a alguns fatores, como a grande variedade de produtos, preços acessíveis (encontramos bonecas por R$ 9) e facilidades de pagamento.
Há uma preocupação de que está se formando uma geração de consumistas. Em verdade, essa geração já existe na figura dos pais, que consideram que coisas materiais vão fazer seus filhos e a si próprios felizes. A maioria acredita nisso e adquire bens materiais exageradamente. Alguma coisa ficou perdida no meio do caminho – o que realmente é preciso ter.
Para muitos, não possuir algo é estar numa posição abaixo do outro. Geralmente, o desejado é aquilo que o outro tem, não necessariamente o que é visto nas lojas ou propagandas – a grande vilã para muitos. Basta questionar uma criança sobre a razão de querer determinado produto. O referencial acaba sendo externo.
Os pais, temerosos de que seus filhos se frustrem, acabam atendendo seus pedidos, por vezes indo além do que o orçamento familiar permite. A frustração faz parte da vida e nos impulsiona a ir em frente, na busca daquilo que falta. Por exemplo, aprendemos a falar pela necessidade de nos fazermos entender. Algumas mães, na urgência de atenderem seus filhos pequenos de modo a não frustrá-los, acabam traduzindo o que querem mesmo antes que o digam, o que pode atrasar o desenvolvimento da fala. Que necessidade a criança tem de falar se só pelo olhar o outro já o compreende? Caso não seja atendido, ela procurará meios para isso, como se expressar pela fala.
O que chama atenção, no entanto, é que estão sempre querendo mais e nunca se satisfazem. Por que será que isso ocorre? Muito provavelmente por não serem coisas materiais que necessitam. Suas necessidades são outras, mas interpretadas dessa forma.
As crianças precisam de mais atenção, carinho e orientação dos pais do que de outras coisas. E limites claros e consistentes. Inclusive para o exagero na satisfação de seu querer. Lembrando aquela velha máxima – querer pode, ter já é outra história… e está condicionado a parâmetros reais, como se é necessário e se cabe no bolso dos pais.
Então, quer dizer que agora não devemos presentear mais os pequenos? Pelo contrário. Devemos sempre presentear, mas sem exageros. O melhor jeito de se fazer é evitar dar presentes a qualquer tempo, limitando-os às datas oficiais – Dia das Crianças, Natal e aniversário.
A quantia a ser investida é questão essencial. Desde cedo as crianças devem saber o valor das coisas. Ela não deve exceder às possibilidades financeiras da família – tanto para não trazer problemas óbvios, como dívidas, quanto para não assinalar à criança que não há um limite na vida. No caso de todos estarem de acordo da necessidade de um produto de valor maior, pode-se fazer um pacote, juntando os presentes de duas datas oficiais em um só.
Feliz Dia das Crianças a todos, sem muitos gastos e com muita alegria.