quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Negar a si mesmo! É sério isso?


Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24
Quando é falado em negar algo, somos levados a pensar que se trata de algo ruim, que não nos faz bem ou que não é licito. Porém quem gostaria de negar o que faz “bem”, e que além de tudo nos mantém em uma situação de comodidade?
Essa é a situação que muitas pessoas vivem. Não negam aquilo que lhes propiciam conforto, a fim de estender a mão a quem de fato necessita. Vemos pessoas vivendo abaixo da linha da miséria literalmente, e ao mesmo tempo, vemos tantas outras que se esbaldam nas suas mais doces luxurias. Uns com tanto, e outros com nada.
Quando Jesus diz: “Negue-se a si mesmo”, não significa que devemos largar tudo que temos e deixar todas as coisas para trás. Mas sim, que devemos largar nosso orgulho, nossa cobiça, nossa falta de solidariedade e amor ao próximo. Ele diz para segui-lo, e para que esse fato torne-se real, não temos que estar enfiados dentro de um templo, mas sim que sejamos um templo de amor e humanidade.
Jesus pregou VIDA, e VIDA em ABUNDÂNCIA! Viver como Cristo nos ensina na sua Palavra, significa não sermos seres individuais, mas sim pessoas que vivem como irmãos. Um defendendo o outro, um socorrendo o outro, um amando ao outro. Esses gestos fazem com que nossa vida tenha abundância de GRAÇA e MISERICÓRDIA.
Sendo assim, NEGAR-SE A SI MESMO, e SEGUIR A CRISTO, significa o simples fato de não “olharmos somente para o nosso umbigo”, e sim, nos lembrar que estamos cercados de outras pessoas que também anseiam por um socorro, e principalmente conhecer a verdade que sara e que salva… JESUS!
Por  

terça-feira, 18 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Você tem coragem de sonhar?


Texto: Gênesis 30:22-24, 37:3-11
Introdução: José é o segundo mais jovem de todos os doze filhos de Jacó. Ele é o primogênito de Raquel a Jacó depois que Deus lhe abriu a madre estéril, Raquel deu a luz milagrosamente. José era amado de seu pai mais do que qualquer dos outros filhos, e eles o odiavam por isso. Ele foi vendido como escravo por seus irmãos que disseram a seu pai que ele havia sido atacado por um animal selvagem. Ele foi preso no Egito por um crime que não cometeu ao servir como um escravo. Ele foi esquecido pelo copeiro e pelo padeiro depois de encontra-los na prisão e interpretar seus sonhos, mas ele foi reconhecido com o cargo de governador por interpretar o sonho do Faraó. Ele se reencontrou com sua família durante uma fome de sete anos no Egito, e seus ossos foram levados para fora do Egito e enterrado em Canaã quando os israelitas voltaram para Canaã quatrocentos anos mais tarde.
Este homem é José o sonhador premier de todos os personagens na Bíblia. Muitos sonharam sonhos, e podemos estudar alguns deles na próximas semanas. No entanto, nenhuma pessoa parecia ter toda a sua vida alterada pelos sonhos da maneira que José teve. Observe…
I. O conteúdo de seus sonhos
A. Ele sonhou com sua promoção: Gênesis 37:7 “Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho”. Gênesis 37:9 “Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim”.
B. Ele sonhou com seus pais e irmãos dando-lhe honra. Gênesis 37:7
C. Ele sonhou com o seu poder se estendendo por todo o mundo e mais além: Gênesis 37:9
II. A contenção de seus sonhos
A. Seus irmãos o odiavam: Gênesis 37:8 “Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras
B. Seu pai o repreendeu: Gênesis 37:10 “Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?”
III. As consequências de seus sonhos
A. Ele foi vendido como escravo: Gênesis 37:28 “Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito”
B. Ele foi despojado de suas vestes especiais: Gênesis 37:31-33 ”Tomaram, então, a túnica de José, mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. Enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai e dizer-lhe: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho, ou não. Ele a reconheceu e exclamou: A túnica de meu filho! uma besta-fera o devorou; certamente José foi despedaçado”.
C. Ele foi enviado para longe de sua terra natal: Gênesis 39:1 “José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá”
Sonhar não parecia funcionar muito bem para José, mas o Senhor estava com ele no Egito. Deus colocou a mão sobre ele. Tudo certamente ficaria bem, certo? Não. Ele foi preso acusado de estuprar a mulher do seu senhor, e ele não era culpado. No entanto, Deus estava com ele na prisão, e ele permitiu-lhe interpretar um sonho para o copeiro do rei que prometeu lembrar-se de José. Tudo certamente ficaria bem agora, certo? Não. Ele esqueceu-se de José. Não foi até o rei sonhar que o sonho de José valeu a pena. Ele tinha sonhado com outros curvando a ele, mas como um escravo, um estrangeiro, e um condenado em uma terra estranha, ele tinha 10 mil vezes curvado a cabeça para os outros, mas quando Deus o promoveu e seus sonhos se tornaram realidade, os outros se curvavam diante dele. Seus sonhos levaram muito tempo para se cumprir, mas Deus o recompensou!
D. Se você ousa sonhar sua vida pode ser como foi a vida de José…
1. Você pode ver a sua vida ir para a direita e para trás como você sonhou.
2. Você pode não ser apreciado pelas pessoas com quem você gostaria de compartilhar as alegrias dos seus sonhos.
3. Você pode não achar que o caminho para seus sonhos é fácil.
4. Você pode inclusive encontrar-se perguntando se seus sonhos se tornará realidade ou não, ou se perguntando se valeu a pena ter sonhado.
5. Você pode querer simplesmente esquecer tudo e voltar à vida de antes que você se atreveu a sonhar, mas você não pode.
6. No entanto, se você nunca sonhou, você nunca vai ter a oportunidade de realizar esses sonhos.
7. A chance de realizar um sonho vale a pena sonhar mil sonhos.
8. Ouse sonhar com uma família convertida e salva, as crianças que crescem para a honra e glória de Deus, e uma casa que tem um pedacinho do céu nela.
9. Ouse sonhar com as almas que irão ouvir o evangelho e se converter e fazer crescer a igreja, escola dominical, e trabalhar nesta igreja.
10. Ouse sonhar com o conhecimento da Palavra de Deus, o Espírito de Deus, a adoração de Deus, e a vontade de Deus.
11. Ouse sonhar com uma terra onde não há mais mágoas, tristezas, morte, choro, doença, pecado, Satanás, tragédia e a agitação da vida.

Conclusão: Ouse sonhar, e pagar o preço por esses sonhos. Você vai descobrir que mesmo quando a vida for mal e você se encontrar no Egito, o Senhor estará lá com você trabalhando em sua vida para torná-la melhor do que você sempre sonhou.
E um dia tudo o que sei é que o Senhor vai nos levar para uma terra que vai além de nossas maiores esperanças e sonhos.
Você tem um sonho para sua vida que você gostaria de falar com Deus? Venha, coloque diante dele no altar nesta noite.
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Sermão Online

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A esperança do crente

Estudo Bíblico sobre esperança do crente. Estudo baseado na Carta de Colossenses 1.12

1 – UMA TRANSFORMAÇÃO COMPLETA

O mais certo é que o homem natural não é idôneo para participar da herança dos santos na luz. Ele costuma viver tão preocupado com os interesses da terra que nem pensa num mundo além, onde reina a santidade e a luz. Vamos pensar por isso em:
• o que éramos por natureza;
• o que foi que nos transformou;
• o resultado atual verificado em nós.

2 – O DESTINO QUE NOS É GARANTIDO.

a) é uma herança — uma coisa que não temos merecido nem comprado. Uma dádiva de Quem pensou em nosso futuro e por Seu amor determinou a nossa sorte.
b) é na luz — é onde tudo se verá como é, onde os problemas do presente serão iluminados pelo clarão da eternidade, onde conheceremos como somos conhecidos.
c) é com os santos — onde não haverá nada do pecado nem da impureza; onde veremos realizados os nossos mais puros anelos; onde haverá uma convivência espiritual, fraternal e santa.

3 – POR TUDO ISTO DAMOS GRAÇAS

a) Quem não agradece, de certo não crê.
b) Agradecemos porque o brilho de um porvir tão sublime ilumina todo o nosso presente.
c) Damos graças ao Pai, porque entre as muitas bênçãos garantidas pelo evangelho, uma das principais é que nos revela um parentesco espiritual com Deus.
Fonte: Maxmode

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Marcantes Deus e Tudo




Deus cuida de nos ele morreu na cruz para que todos a queles que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna ...

Os Três Leões



Numa floresta havia três leões. Um dia, o macaco, representante eleito dos animais, fez uma reunião com toda a bicharada e disse: - “ Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma duvida no ar; existem três leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem?" Os três leões souberam da reunião e comentaram entre si; “ É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter três reis, precisamos de saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?” Essa era a grande questão; lutar entre si, eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. De novo, todos os animais reuniram-se para discutir uma solução para o caso, até que, mais tarde, tiveram uma ideia excelente. O macaco encontrou-se com os três felinos e contou o que eles decidiram; “Bem, senhores leões, encontramos uma solução para o problema. A solução está na Montanha Difícil.”
Montanha Difícil?! Como assim?!
É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês os três devem escalar a Montanha Difícil. Aquele que atingir o pico primeiro lugar será consagrado o rei.
Naquela imensa floresta, a Montanha Difícil era a mais alta entre todas, o desafio foi aceite. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir à grande escalada.
O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
Os animais estavam curiosos e impacientes. Afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados? Foi nesse momento que uma águia sabia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra; “Eu sei quem deve ser o rei!!!!...” Todos os animais fizeram um silencio de grande expectativa.
A senhora sabe, mas como?” Todos gritaram para a águia.
É simples,” confessou a sabia águia, “Eu estava a voar entre eles, e quando eles voltaram derrotados para o vale, eu escutei que cada um deles disse para a montanha.
“O primeiro leão disse; Montanha, tu venceste-me!”
O segundo leão disse “ Montanha, tu venceste-me!”
O terceiro leão disse “Montanha, tu venceste-me, por enquanto! Mas, tu montanha, já atingiste o teu tamanho final, e eu ainda estou a crescer."
A diferença…”, completou a águia “ …é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e o que pensa assim é maior do que o seu problema; é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre reis.

Moral da historia:
Não importa o tamanho dos seus problemas ou dificuldades; os seus problemas pelo menos na maioria das vezes já atingiram o clímax, já estão no nível máximo – mas você não, ainda está a crescer.
Lembre-se do ditado:
“Não diga a Deus que tem um grande problema, mas diga ao problema, que tem um grande Deus”

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Que tipo de exemplo é você?


Um dos versículos que eu mais gosto, é um que Paulo escreveu a Timóteo, encorajando-o:
“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” I Timóteo 4:12
Eu entendo o porquê de Paulo ter escrito isso. Primeiro, eu sei que muitos jovens se sentem desprezados, mesmo dentro de suas igrejas, por talvez serem novos demais para a obra. Mas eu quero te falar uma coisa, muitas vezes somos nós mesmo que nos desprezamos e achamos que são os outros que nos desprezam. Então, nos apoiamos na desculpa “Não posso trabalhar na obra de Deus porque sou muito jovem, sou novo ainda”; e usando palavras assim, poucos jovens querem se envolver em ministérios. Mas a Palavra de Deus nos diz: seja exemplo!
1. Na maneira de falar:
Jesus mesmo falou sobre isso no Evangelho de Mateus:
“Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura.” Mateus 15:11
Jesus nada mais nos diz: cuidado com o que você fala. Os fariseus julgavam que o alimento que a pessoa ingeria que a tornava impura, mas Jesus foi contra isso dizendo que é o que sai da boca e não o que entra, que torna alguém impuro.
“Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura.  Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.” Mateus 15: 18 e 19
E diante disso, podemos nos questionar: que palavras temos dito? Palavras de benção ou maldição? Temos falado palavrões? Temos com a nossa boca desejado o pecado? Temos sido exemplo na maneira de falar????


2. Na maneira de agir


Você é do tipo de cristão: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”?? Quem sabe você até passou ali pelo primeiro tópico e pensou: não, a minha boca serve para louvar ao Senhor. Mas e as suas atitudes? Também tem servido para louvar ao Senhor?


“Pois vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus para fazer o que é direito.”  Romanos 6:18&S243;
“Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está em vocês.” Amós 5:14


Se o Espírito Santo vive em nós, porque temos agido como se Ele não vivesse?

3. No amor, na fé e na pureza
Você demonstra amor? Não apenas com os seus irmãos mas com aqueles que não conhecem a Cristo? Demonstra amor à obra de Deus, à Palavra dEle?

Você pode sim ser um exemplo no amor! E isso envolve a sua maneira de agir e de falar. Como você trata as pessoas? Como trata seus pais, familiares, líderes, pastores? Como trata os seus colegas que não acreditam no mesmo que você?
Como você demonstra a sua fé? Você é exemplo na fé que tem?
E por último, mas não menos importante:


PUREZA

E talvez você até fale: pera ai, eu sou virgem, ou pera ai, eu escolhi esperar. Mas a questão não é essa. Pureza é algo que vai muito além do ato. Engana-se quem pensa que pureza e castidade são a mesma coisa. Pureza vai muito além do que isso. A pureza começa no coração, como vimos no primeiro tópico. A pureza começa na mente. A prova disso é um versículo dito também por Jesus:
“Mas eu lhes digo: Quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração.” Mateus 5:8
“Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.”  Salmos 24:3-4

Deus quer uma geração que O adore de mãos limpas e coração puro. Ele te chama para ser exemplo, para ser um espelho de Cristo. Você tem sido exemplo?




Via: www.guiame.com.br

sábado, 8 de outubro de 2011

Desafiados a sonhar os sonhos de Deus


 Estávamos como os que sonham. Sl 126.1b
Ao ler este salmo e entender o seu contexto histórico, parece que vejo nela a minha vida e a vida de muitos. Errantes pelo caminho.
Antes que fossemos formados, Deus já havia escrito e determinado todos os dias de nossa vida e acredito eu, a historia d´Ele a nosso respeito é a melhor! Mas somos falhos, nossos olhos só conseguem enxergar o agora, Ele vê alem, e por ver alem tem uma historia de sucesso, lutas, conquistas e alegrias e o grande segredo do sucesso seria se conseguíssemos viver a HISTORIA D´ELE, se tivéssemos o SONHOS D´ELE.
O Salmista começa nos falando sobre “quando o Senhor trouxe do cativeiro”, um lugar onde o povo de Israel eram escravos dos babilônicos. Não se precisa falar muito a respeito de escravidão, o povo trabalha e não prospera, pois trabalha para o seu senhor e esta ai um grande segredo espiritual, quando se esta na babilônia pode se fazer de tudo, porém a prosperidade não chegará.
Na continuação do salmo diz algo especial, “os que voltaram a Sião”. Sião originalmente era o nome dado especificamente à fortaleza jebusita próxima da atual Jerusalém, que foi conquistada por Davi. A fortaleza original ficava na colina a sudeste de Jerusalém, chamada de monte Tzion, aportuguesado para Sião. Após a morte do rei Davi, o termo Sião passou a se referir ao monte em Jerusalém que era o lugar do Templo de Salomão. Mais tarde, Sião passou a se referir ao próprio templo e aos terrenos do templo. Depois disso, Sião foi usado para simbolizar Jerusalém e a terra prometida.
Aqui há um outro segredo espiritual maravilhoso, o Salmista é enfatico ao entoar em um salmo que marcou a historia daquela geração e de outras vindouras ao afirmar que o Senhor só trouxe do cativeiro os que se voltaram para Sião, que neste sentido significa os que se voltaram para o templo, isto significa um arrependimento e a misericordia de Deus sobre os que se arrependeram.
Continuando a narrativa, “estavamos como os que sonham”. O coração daqueles que se arrependeram se encheram de
sonhos, e é aqui a parte mais importante desta mensagem, os sonhos nao eram os sonhos normais que qualquer homem podem ter, os sonhos eram os SONHOS DE DEUS para aquela geração e que iria se estender a outras gerações vindouras.
Os SONHOS DE DEUS para aquela geração eram os sonhos mais belos. Deus sonhava em abençoar aqueles a quem Ele tinha escolhido para carregarem o nome d´Ele entre os gentios. Aquela geração era tida como derrotada, se tornou escarnio entre as nações, era a envergonhada entre todas, e era uma das mais miseraveis.
Um dos SONHOS DE DEUS para aquela nação era lhes entregar mais uma vez a prosperidade, Deus queria fazer da terra que lhes havia entregue uma Terra que manava leite e mel, este projeto ainda estava dentro do coração de Deus…
A partir do verso 2 a historia ja é outra, ja estavam vivendo os sonhos de Deus. “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico;” Aquela nação anteriormente “machucada” estava cantando e rindo, aquela nação que antes era tida como derrotada e envergonhada por terem as mais belas visitações de Deus e vivenciado os maiores milagres de Deus, visto Deus face a face, sentirem a shekiná, levarem a arca da aliança, mas mesmo diante de tudo, pecaram. Saíram do Caminho. Mas como Deus é diferente de tudo que conseguimos entender, Ele começou a fazer GRANDES COISAS por aquela nação.
Comece hoje a viver os SONHOS DE DEUS, difícil? É. Mas quando se esta no CAMINHO fica mais fácil.